Foi determinado, nesta quinta-feira (23/6), que lotes de medicamentos contendo o princípio ativo da losartana sejam recolhidos no Brasil. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de forma preventiva por terem sido identificados a presença da impureza "azido" em concentração acima do limite de segurança aceitável.
A losartana é um anti-depresivo e é um dos remédios mais utilizados em casos de insuficiência cardíaca no Brasil.
Os produtos devem ser retirados do mercado em até 120 dias e o Correio explica quais lotes precisam ser recolhidos e quais são as orientações para quem precisa do medicamento.
Quais lotes estão sendo recolhidos?
A Anvisa fez um uma lista com todos os lotes que contém losartana. Vários medicamentos integram a lista. Para conferir acesse o link.
Tenho remédios com losartana, o que faço?
Quem faz o uso de medicamentos com princípio ativo da losartana deve continuar o tratamento, no entanto, deve entrar em contato com um médico caso necessite de orientações.
A Anvisa ressalta que não se deve parar de fazer o tratamento, o paciente deve apenas trocar a caixa que tem em mãos.
Como faço para fazer a minha troca?
A Anvisa alerta que qualquer troca de medicamentos deve ser conversada com médico e, depois das orientações, caso o medicamento seja trocado, o paciente deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório que fabrica a sua losartana para se informar sobre a troca.
Saiba Mais
- Brasil Mãe que permitia estupro da filha de 9 anos é presa em Goiás
- Brasil Menina de 11 anos grávida após ser estuprada consegue fazer aborto legal
- Brasil Bruno e Dom: 4º suspeito pelo assassinato se entrega e é preso em São Paulo
- Brasil Polícia prende acusado de aplicar golpe da falsa adoção de bebês ucranianos
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.