Uma empresa de ônibus com atuação em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, foi multada em mais de R$ 13 mil depois que foi iniciada uma investigação sobre descumprimento do Estatuto do Idoso. A empresa não estaria garantindo a gratuidade ao grupo.
De acordo com o Procon de Patos de Minas, foi instaurado um processo administrativo depois do recebimento de denúncias de que a empresa, que oferece viagens para o Estado de São Paulo, negava o benefício a pessoas com mais de 60 anos em viagens. Pela falta de colaboração e também pela comprovação da negativa do benefício, a companhia, então, recebeu a multa.
Conforme o artigo 40 do Estatuto do Idoso, pessoas idosas que recebam até dois salários mínimos podem viajar gratuitamente ou pagar 50% a menos nas passagens interestaduais de ônibus, trens ou barcos. São reservadas duas vagas gratuitas por veículo.
Mesmo que o idoso não tenha a carteira comprovando a condição prioritária, ele pode apresentar documento de identidade e a carteira profissional ou o documento do INSS para comprovação da renda.
A informação do Procon é que a tratativa sobre o caso ainda não terminou e terá sequência em esferas judiciais.
Saiba Mais
- Mundo Governo britânico confirma extradição de Julian Assange para os EUA
- Brasil 'Enquanto eles matam, levantamos mais vozes’ diz filha de Chico Mendes
- Mundo Ataque russo contra cidade do sul da Ucrânia deixa dois mortos
- Mundo Tiroteio em igreja no Alabama deixa dois mortos e um ferido
- Brasil Cãozinho que perdeu olho em pet shop pode virar nome de lei
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.