Em meio à polêmica decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que desobriga os planos de saúde a liberarem e custearem tratamentos não estipulados em lista de cobertura estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), já circula nas redes sociais casos em que as empresas negaram terapias e indicações médicas a pacientes por causa do 'rol taxativo'. Entre as manifestações na internet, a maioria da população parece ser contrária ao entendimento da Justiça, incluindo nomes famosos como o apresentador da TV Globo, Marcos Mion, e parlamentares.
A gente chora mais um pouco e segue. Recebe mais mensagem de mãe que acabou de ter negativa de plano e segue. Lê comentário de mãe desesperada pq o filho com deficiência grave vai perder o homecare, chora de novo e segue. pic.twitter.com/xM8MFsuX53
— Andréa Werner (@andreawerner_) June 9, 2022
"É muito triste. Eu me sinto revoltado. Revoltado em saber que esse absurdo, que é o rol taxativo, tenha sido aprovado com seis votos no STJ (...). O dinheiro venceu mais uma vez. Foi colocado acima das nossas necessidades e das nossas vidas", desabafou Mion, ressaltando que a decisão "coloca em risco a vida de milhões de pessoas que dependem de um plano de saúde".
"A gente chora mais um pouco e segue. Recebe mais mensagem de mãe que acabou de ter negativa de plano e segue. Lê comentário de mãe desesperada porque o filho com deficiência grave vai perder o homecare, chora de novo e segue", publicou a fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, Andréa Werner, que é pré-candidata a deputada estadual pelo PSB de São Paulo.
Essa decisão do STJ do rol taxativo me pegou em um ponto muito sensível. Tive um cliente que com câncer no cérebro, teve a cirurgia negada, a radioterapia tridimensional negada, medicação atrasada e morreu enquanto aguardava um exame também negado. Foram 4 liminares concedidas.
— Mylla ????? (@eumyllachristie) June 9, 2022
"Essa decisão do STJ do rol taxativo me pegou em um ponto muito sensível. Tive um cliente com câncer no cérebro, teve a cirurgia negada, a radioterapia tridimensional negada, medicação atrasada e morreu enquanto aguardava um exame também negado. Foram 4 liminares concedidas", comentou a advogada Mylla Christie.
Como alguém que trabalha com isso, digo tranquilamente que a decisão do STJ destruiu meu ofício kkkkk Aniquilou jurisprudência pacificada, inventou um rol de exceções incompreensível e deu aos planos de saúde a maior vitória da sua história
— Belmiro (@eruilluviel) June 8, 2022
Nessa quarta-feira, dia em que a decisão foi tomada no STJ, a apresentadora e cantora Preta Gil publicou um vídeo em que diversos artistas pediam que os juízes não acatassem ao pedido dos planos de saúde.
No entanto, o entendimento da Segunda Seção do STJ foi de que a lista de cobertura estabelecida pela ANS deve ser taxativa e não exemplificativa, como era adotada. Com o critério anterior, pacientes poderiam garantir tratamentos que não estavam estipulados no rol da agência. Após a decisão na Justiça, somente excessões que se enquadrarem em critérios pré-estabelecidos podem ser liberadas.
Confira abaixo mais algumas manifestações contrárias à decisão do STJ:
Não deu nem 24h e os planos de saúde já estão negando tratamento ???? #RolTaxativoMata ABSURDO! https://t.co/JXnrGx19Ki
— Leticia Albuquerque (@leticia_PE36) June 9, 2022
A União finge que faz a sua parte, os Estados e municípios seguem a mesma onde, deixam todo atendimento nas mãos do 3° setor, e agora a parcela da população que tem acesso a um Plano de Saúde está a própria sorte! Parabéns aos envolvidos pelo desserviço! #roltaxativo #TEA https://t.co/xPoagPEgw2
— Anaizes Silva (@AnaizesLorrane) June 9, 2022
Com o rol taxativo, mais gente vai pro SUS em busca de tratamentos.
— dom miguelito (@miguelito_rios) June 9, 2022
Mais gente significa um SUS ainda mais congestionado.
SUS congestionado e sucateado é mais gente reclamando dele.
Começam as campanhas de privatização do SUS.
Praticamente o atendimento tá se resumindo a exames e consultas de rotina, qualquer coisa a mais que isso, até cirurgia pra um braço quebrado vai complicar se algum item que necessite não tenha no rol taxativo.
— autista com diagnóstico tardio (@eusouautie) June 9, 2022
Saiba Mais
- Brasil Nestlé é notificada por suposta propaganda enganosa em embalagens
- Brasil Casal é preso por mandar matar jovem em vingança por furto de moto em Minas
- Brasil Índice de massa corporal: por que método para definir obesidade pode estar errado
- Brasil Presidente da Funai critica desaparecidos por falta de autorização em viagem
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.