Morreu nesse sábado (22/5), às 16h, o padre jesuíta Johan Konings, um dos tradutores da Bíblia. O sacerdote estava internado, em estado grave, no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, mas não resistiu às complicações de um aneurisma cerebral sofrido na sexta-feira (20). Filósofo, filólogo e doutor em Teologia pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica), ele era professor titular da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje) e autor de vários livros.
Nascido na Bélgica e radicado no Brasil desde 1972, padre Johan Konings foi membro da equipe da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) responsável pela coordenação de tradução e revisão oficial da Bíblia que é referência para a Igreja Católica no Brasil. O trabalho de tradução levou 11 anos. O lançamento oficial ocorreu em 21 de novembro de 2018, durante a reunião do Conselho Permanente da CNBB, em Brasília.
Depois de sua chegada ao Brasil, em 1972, lecionou na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, e na PUC-RJ. Foi em 1986 que tornou-se professor de Novo Testamento na Faje, em Belo Horizonte. Desde 2011 é professor emérito da instituição.
Em publicação na página oficial, a CNBB lamentou a morte e publicou homenagem ao padre. No texto, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, padre Jânison de Sá, descreve Johan Konings como um grande biblista, apaixonado pela Palavra de Deus e que se dedicou ao estudo da Bíblia procurando contagiar seus alunos no estudo e aprofundamento da Palavra.
Padre Jânison destacou ainda que o professor trabalhou incansavelmente na tradução da Bíblia para a CNBB, buscando linguagem acessível aos catequistas, catequizandos e a todos os fiéis.
O velório ocorreu na manhã deste domingo (22/5), no auditório Dom Luciano Mendes de Almeida, da Faje. Às 13h começou um momento de oração e está marcada para 15h a celebração da Eucaristia. O sepultamento será no Cemitério Parque Bosque da Esperança, às 16h30.
Leia a homenagem do arcebispo de Belo Horizonte:
Padre Konings, SJ, foi definitivamente chamado por Deus Pai: “Servo bom e fiel, venha participar na alegria do teu Senhor.” Sua morte, humanamente, nos enche de pesar. Sua vida e ministério são um precioso dom de Deus para a Igreja na Companhia de Jesus. Seu legado acadêmico, científico e humanístico-pastoral uma preciosa herança para a sociedade. Uma inesquecível presença fraterna, amiga, evangelizadora. Padre Konings foi agraciado com o dom de uma inteligência especial e com sensibilidade singular, tornando os muitos trabalhos da Igreja ainda mais brilhantes e fecundos com a sua dedicação exemplar. Sinto a sua partida, guardando no coração a saudade de sua presença entre nós, tão amiga e solidária, vigorosa e terna. Dentre as muitas lembranças, guardo o caminho que começamos juntos, a tradução oficial da Bíblia da CNBB. Ele, capitaneando a tantos, o baluarte desta conquista. Uma competência especial na convivência inspirando a missão de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo. Deus o acolha em sua infinita misericórdia. Descanse em paz!
Dom Walmor Oliveira de Azevedo