Atraso de voos

Instabilidade em sistema de radar em SP causa atraso de voos, diz Aeronáutica

Na manhã desta quinta (19), voos que decolaram ou pousaram no estado de São Paulo sofreram atrasos ou cancelamentos.

Segundo o Comando da Aeronáutica, os atrasos ocorridos na manhã desta quinta-feira (19) em voos de São Paulo foram causados por uma instabilidade nos sistemas de controle de tráfego aéreo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE).

Em nota enviada ao Correio, a Aeronáutica afirmou que a falha foi verificada às 8h15, e que a equipe técnica restabeleceu o sistema às 8h42. "Os consoles de visualização radar voltaram a operar normalmente." As causas da instabilidade ainda estão sendo apuradas, e "todas as medidas estão sendo tomadas para reduzir os impactos da ocorrência".

A instabilidade afetou hoje voos no Aeroporto de Congonhas (SP), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Em Brasília, apesar de o aeroporto funcionar normalmente, pelo menos quatro voos atrasaram. A falha também teve repercussões em outros estados.

Saiba Mais

Cancelamentos

Em Congonhas, cinco chegadas e três partidas foram canceladas até as 10h50 de hoje. Em Guarulhos, um cancelamento foi registrado. Já em Viracopos, foram 20 atrasos e 11 cancelamentos até 11h15. Em Minas Gerais, no Aeroporto Internacional de Confins, duas chegadas e duas partidas foram canceladas.

Confira a nota na íntegra:

O Comando da Aeronáutica informa que, às 8h15 desta quarta-feira (19/05), foi verificada uma instabilidade nos sistemas de controle de tráfego aéreo do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), afetando as aeronaves decolando e com destino aos aeroportos de São Paulo.

De imediato, foi aplicado o plano de contingência, conforme previsto no programa de treinamento dos controladores de tráfego aéreo, a fim de manter a continuidade das operações aéreas com o nível de segurança requerido.

A equipe técnica restabeleceu o sistema às 08h42 e os consoles de visualização radar voltaram a operar normalmente.

Todas as medidas estão sendo tomadas para reduzir os impactos da ocorrência e as causas da instabilidade estão sendo apuradas.