Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (16/5), a Defesa Civil Nacional, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), fez um alerta para a tempestade subtropical Yakecan que atingirá a região sul do país e que poderá chegar até São Paulo.
O diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MDR, Armin Braun, explicou como a população das áreas podem se proteger, com previsão de serem atingidas por rajadas de ventos de mais de 100km/h, podendo causar destelhamento, queda de árvores e de postes.
Segundo ele, a população das áreas de risco devem buscar informações na Defesa Civil e são orientadas a cadastrar celulares no número 40199 com o CEP da região onde mora, para receber alertas no celular. "Os municípios brasileiros têm Defesa Civil e dão a primeira resposta. Os estados também."
"O ideal é evitar sair de casa, buscar locais protegidos e buscar informações de quando esses ventos fortes vão acontecer. Desligar a energia da tomada e desligar o gás do botijão", explicou Braun.
Em caso de emergência, ele ainda reiterou os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193). "São os primeiros órgãos que devem ser demandados em caso de emergência", disse Braun.