GOLPE NO INSTAGRAM

Perfis eróticos falsos usam fotos de mineiras no Instagram

Golpistas criaram contas falsas e anunciaram serviço de assinatura para conteúdo pornográfico. Contas usavam nomes semelhantes ao original

Várias mulheres mineiras acordaram nesta quinta-feira (12/5) com um perfil falso no Instagram relacionando seus nomes e imagens à venda de conteúdo erótico. Os usuários seguem um padrão: pegam fotos com biquínis e decotes, mudam uma ou duas letras do user, mantêm o nome da pessoa e escrevem uma bio em espanhol com link direcionado a um site adulto.

Uma das vítimas foi T. R, de 24 anos, que acordou com ligações e mensagens de amigos avisando sobre o perfil falso com sua imagem e nomes quase idênticos. Na noite da última quarta-feira, ela tinha conversado com outros amigos sobre esses perfis falsos que estão sendo criados com fotos de mulheres. “De madrugada, aconteceu comigo".

O roubo das imagens para criação de perfil falso têm em comum o uso de links para o site PocketStars, que funciona como o OnlyFans e usa o método de assinatura para ver conteúdo adulto. O site foi fundado pela atriz pornô britânica Elle Brooke.

“O perfil falso seguiu todos ou praticamente todos os homens do meu Instagram”, relatou T. ao Estado de Minas. Na descrição, o golpista escreveu “cópia de segurança” (em espanhol ‘copia de seguridad’) para insinuar que aquele seria um perfil “real” de uma criadora de conteúdo erótico.

O golpista bloqueou o perfil verdadeiro de T., estratégia usada para dificultar que as vítimas denunciem a conta falsa. “Pediram para seguir meu Instagram privado, que compartilho só com pessoas mais próximas. Eles (os golpistas) pegaram as fotos que julgaram ser mais ‘sensuais’”, comentou a mineira.

O padrão de golpe se repetiu com L.J., de 24 anos, Ela também acordou com ligações de amigos avisando sobre o golpe. “Me assustei muito”, desabafou. Ela também foi bloqueada pelo golpista e precisou de ajuda dos amigos para derrubar a conta, que já está fora do ar. “Minha prioridade era tirar a conta do ar, já que estavam usando meu nome e minha imagem para divulgar conteúdos impróprios”, contou ao EM.

Amigos ajudam a denunciar golpe


Com ajuda de amigos, os perfis falsos de T. e L.J saíram do ar. “Até pessoas que não conversam muito comigo me mandaram mensagem e ajudaram a denunciar. Também coloquei no meu stories o perfil original explicando o que aconteceu”, relatou T.

“A única coisa que estava ao meu alcance foi pedir que denunciassem a conta, já que estava bloqueada e não conseguia ter maiores informações”, disse L.J. “Infelizmente, eu já vi isso acontecendo com várias meninas no Instagram e algumas delas até me chamaram para conversar. Mas isso é muito chato e dá muita raiva”, comentou T.

Nas redes sociais, outras mulheres, muitas de fora do Brasil, relataram terem sido vítimas do mesmo tipo de golpe.