Apesar do inverno começar apenas no final de junho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o frio pode chegar um pouco mais cedo este ano, em especial nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é válida para a semana do dia 15 de maio (domingo) até o dia 22 maio. No período as temperaturas podem cair em torno de 10ºC. O pico da baixa temperatura deve ser no dia 17 de maio.
A expectativa é que a massa de ar frio atinja de forma mais intensa as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao longo da semana, no entanto, até os estados do Acre e Rondônia podem sofrer com o episódio de friagem do mês.
De acordo com Olivio Bahia, meteorologista do Inmet, a massa de ar frio já está deixando as temperaturas mais baixas no sul do país mas a tendência para as próximas semanas é que essa massa de ar se intensifique. Assim, é possível que outras regiões como o DF, Minas Gerais, e Goiás, por exemplo, sintam uma baixa na temperatura a partir de quarta ou quinta-feira (18 e 19).
Ainda de acordo com o Instituto, a tendência é que a região Sul, pontos do sul de Mato Grosso do Sul, Goiás e da Região Sudeste (sul de Minas Gerais), tenham a formação de geada, entre os dias 17 e 23. Além disso, eles indicam uma tendência maior de risco de formação de geada para a manhã do dia 19.
Já os residentes de serras Gaúcha e Catarinense podem esperar neve na noite do dia 16 e na madrugada do dia 17, mas a previsão das datas ainda podem mudar nos próximos dias.
Segundo Olivio, vale o lembrete de que essas previsões das temperaturas ou da possibilidade de neve ainda podem mudar conforme o começo da semana e a intensidade que a massa de ar atingirá cada estado.