Câmeras de segurança de supermercados em Santos e São Vicente, no litoral de São Paulo, flagraram um homem que finge cair nos corredores dos estabelecimentos para processar empresários e pedir indenizações. As simulações ocorreram entre a primeira quinzena de abril e a última segunda-feira, 2 de maio.
Pelas imagens é possível ver que o homem entra no supermercado como se fosse comprar, passeia pelos corredores, pega alguns objetos e, disfarçadamente, despeja alguma substância líquida deslizante, como detergente ou shampoo, com o intuito de dar mais veracidade à ação. Depois de “batizar” o chão, ele dava uma volta pelo estabelecimento e, ao passar novamente no local em que derramou o líquido, fingia escorregar.
Nas tentativas de golpe flagradas, o homem , geralmente, se joga ao chão com uma garrafa de vidro nas mãos que se quebra com o impacto da “queda”. Os principais alvos da ação do golpista são supermercados como o Dia Supermercado e uma loja da Rede Krill, mas ele também foi filmado em uma perfumaria de São Vicente.
O advogado Miguel Carvalho Batista, ouvido pelo G1 para analisar as imagens, afirmou que a ação do homem se enquadra no crime de estelionato, uma vez que ele tenta obter vantagem de forma ilícita e causar prejuízo a outras pessoas. Se condenado, pode pegar até cinco anos de reclusão. Ele também pode ser processado pelos estabelecimentos, para reparar prejuízos causados.