Chegou a 91 o número de mortos no Grande Recife devido às fortes chuvas que atingem a região há uma semana. Pelo menos 26 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo números atualizados nesta segunda-feira (30/5). As buscas continuam.
De acordo com o governo de Pernambuco, cinco mil pessoas estão desabrigadas. Cerca de 3.500 estão em abrigos da prefeitura. São 35 locais destinados a receber quem precisa, sendo 25 escolas, creches e centros sociais. O governo decretou emergência no estado.
Na manhã desta segunda, o presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou algumas das áreas mais atingidas pelos temporais. "Não conseguimos avançar. Tentei pousar também, mas a recomendação dos pilotos era de que, tendo em vista a inconsistência do solo, poderíamos ter um incidente. Então resolvemos não pousar", disse em entrevista coletiva.
Acompanhado de ministros, o presidente lamentou a situação e aproveitou para criticar o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). "Tivemos problemas semelhantes em Petrópolis, Sul da Bahia, mais ao norte de Minas e eu estive ano passado no Acre, também, e infelizmente essas catástrofes acontecem. Um país continental tem seus problemas", disse.
O governo federal anunciou que antecipará parcelas sem incidência de juros a inscritos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a todos os afetados pela catástrofe natural. O governo de Pernambuco disse que liberou R$ 100 milhões para os municípios atingidos pelas chuvas.
Nesta segunda, a prefeitura do Recife anunciou o cancelamento das festas de São João na cidade. Com isso, de acordo com o prefeito João Campos (PSB), o município irá redirecionar R$ 15 milhões em recursos para ajuda às vítimas das chuvas.
Estamos tomando medidas para reforçar as ações de apoio às famílias mais impactadas nessa tragédia provocada pelas fortes chuvas. Por isso, estamos suspendendo a realização dos festejos juninos, incluindo o São João e o São Pedro. O nosso foco é salvar vidas. pic.twitter.com/wS5dWHprHo
— João Campos (@JoaoCampos) May 30, 2022
Mais chuvas
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a capital pernambucana deve enfrentar mais chuvas ao longo dessa semana. O sistema aponta que nove municípios da região metropolitana do Recife estão com risco alto para chuvas e deslizamentos.
Segundo o Climatempo, somente entre sexta (27/5) e domingo (29/5), choveu 312 mm, o equivalente à média de todo o mês na capital.
Como ajudar?
Doações podem ser feitas na prefeitura do Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Central Única das Favelas (Cufa) de Pernambuco, que também aceita doações por Pix, por meio da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), para R.Favela Produções, ou Banco NU Pagamentos (260) - Agencia 0001 - Conta 56883499-8.
Vamos formar uma rede de solidariedade no Recife para auxiliar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade depois do grande volume de chuvas no fim de semana. pic.twitter.com/F8POLzmU7R
— Prefeitura do Recife (@prefrecife) May 30, 2022
A UFPE se solidariza com a situação da população afetada pelas fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana do Recife e abre posto de arrecadação de donativos na Reitoria da Universidade no Campus Recife. #Recife #chuvas #alimentos #doação #ufpe -
— UFPE (@ufpeoficial) May 28, 2022ATENÇÃO!
— Bianca Lima (@jubste_7) May 30, 2022
Pernambuco está sofrendo com fortes chuvas e já são diversas vítimas. A CUFA Pernambuco e a Arquidiocese de Olinda e Recife são agumas das instituições que estão realizando arrecadações (presencialmente e via PIX). Por favor, compartilhe essa mensagem. pic.twitter.com/EqjOrlKfM7
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.