Frio

Temperaturas voltarão a cair na região Sul do país no fim do mês

Além das baixas temperaturas, região deve sofrer com fortes chuvas

Correio Braziliense
postado em 25/05/2022 09:46
 (crédito: Henrique Santillo)
(crédito: Henrique Santillo)

O sul do país deve voltar a enfrentar temperaturas baixas no fim de maio. De acordo com o MetSul, entre domingo (29/5) e segunda (30/5), o Rio Grande do Sul deve enfrentar uma massa de ar mais seca e fria que trará temperaturas mais baixas. 

Segundo o Climatempo, a formação de uma nova frente fria entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul mudará o tempo na região. Isso fará com que a temperatura despenque novamente a partir da próxima segunda-feira (30/5), com máxima inferior a 12°C em vários municípios e mínima entre 0°C e 3°C no Rio Grande do Sul. As temperaturas também diminuem em Santa Catarina e no Paraná.

O fim do mês na região deve ser com muita chuva também. A instabilidade poderá fazer com que o estado gaúcho termine maio com precipitações acima da média histórica, considerando o que já choveu neste mês.

O Instituto Nacional de Meteorologia  (Inmet) emitiu alerta de perigo devido às chuvas intensas para a região. Segundo o instituto, os maiores acumulados de chuva se concentrarão no estado do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Ainda segundo o instituto, a temperatura máxima prevista, principalmente após quinta-feira (26/5) não deverá passar de 24°C, com menores índices previstos para o Rio Grande do Sul e região serrana de Santa Catarina. 

Na semana passada, a região Sul registrou temperaturas abaixo de zero devido ao deslocamento de uma massa de ar polar muito forte que coincidiu com a passagem de um ciclone extratropical. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação