O Zoológico de Belo Horizonte conta com um novo integrante de arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus). A espécie, que já foi considerada ameaçada de extinção até 2014, atualmente é classificada como vulnerável, segundo critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
O filhote nasceu no dia 29 de março e permanece no ninho. A ave é alimentada pelos pais com a mistura de ração com frutas, transformada em uma papinha. Seu desenvolvimento será acompanhado pela equipe técnica do Zoológico até que o filhote adquira a independência.
Saiba Mais
Esse é o segundo filhote da espécie que nasce sob os cuidados do zoológico. O primeiro, uma fêmea, nasceu em dezembro de 2019 e permaneceu por cerca de 10 meses com os pais. Segundo a gerente da Seção de Aves do Zoo, Márcia Procópio, durante esse período foi possível observar as intervenções dos pais, que ensinaram as variações na vocalização e a escolha dos alimentos.
O casal, pais dos dois filhotes, tem aproximadamente 19 anos. O macho veio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), seção de Minas Gerais. A fêmea era de um criatório do Maranhão e, quando chegou, já apresentava incapacidade de voar.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.