Ataques homofóbicos e ameaças à família fazem parte da rotina do casal Murilo e Diego Xavier desde a última sexta-feira (6/5), quando uma peça publicitária na qual eles estrelam o lançamento de um novo carro da Volkswagen foi publicada nos perfis oficiais da montadora na internet.
Na imagem, o casal está abraçado e aparece em primeiro plano. Atrás deles, está a nova edição do Polo. Na legenda do post, a marca falou sobre evolução. “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor”, diz um trecho da propaganda.
Em pouco tempo, o post foi inundado por comentários homofóbicos e de reprovação. Apenas no Facebook, a peça registra 25 mil comentários, entre apoiadores e pessoas que reclamam do casal na campanha.
O jornalista e ativista LGBTQIA+ Diego Xavier conta que os ataques têm causado momentos de tensão na família. É a segunda vez que a campanha que os dois estrelaram é veiculada pela Volkswagen e, nas duas, eles receberam comentários homofóbicos.
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Os ataques, no entanto, não se limitaram apenas aos dois. “Na primeira vez, esse movimento ficou só na internet, mas agora eles abusaram: foram para cima dos meus irmãos e sobrinhos, que não têm nada a ver com isso. Sou um exemplo de LGBT que teve que sair do interior para viver a sexualidade de forma plena na capital”, contou o jornalista e ativista LGBTQIA+ Diego Xavier ao portal UOL Carros. O homem deixou Cambé (PR), onde a família vive, para morar na capital do Paraná, em Curitiba.
Murilo e Diego gravaram a campanha, inicialmente, para ser veiculada apenas em junho de 2021, no Mês da Visibilidade LGBTQIA+. No entanto, a Volkswagen utilizou a imagem dos dois também fora desse período. Diego afirma que vê a inclusão deles em outras peças ao longo do ano como um compromisso da marca com a causa, mas que não quer ser um “mártir”.
"Nessa data [junho], todas as empresas fazem ações, então todo mundo está um pouco mais amigável à causa, as propagandas não geram tanto impacto. Essa continuação mostra até um comprometimento maior por parte da marca”, diz.
“O saldo é positivo, é uma questão de representatividade, de mostrar que o público (gay) também paga impostos e é consumidor. Mas não quero ser mártir. Ninguém quer morrer. Os ataques são preocupantes”, desabafa.
Volkswagen afirma que "comentários ofensivos e desrespeitosos" serão apagados
Ao Correio, a Volkswagen afirmou que tem se comprometido a "contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito". "A diferença enrique, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a diversidade e inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio", escreveram em nota.
A montadora afirmou que, no caso de Murilo e Diego, "comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas". A Volks diz, ainda, que tem se esforçado em desenvolver debates com funcionários sobre diversidade e inclusão, inclusive por meio de um lançamento de uma cartilha sobre o assunto, distribuída para "toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil".
"Consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos", conclui a montadora.
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