HOMOFOBIA

Ativista lamenta ataques homofóbicos após campanha: "Ninguém quer morrer"

A propaganda da Volkswagen para divulgar o Polo que o casal estrela mostra apenas os dois abraçados em frente ao veículo e já reúne mais de 30 mil comentários nas redes sociais, a maioria de reprovação

Correio Braziliense
postado em 12/05/2022 19:45 / atualizado em 12/05/2022 20:22
Murilo e Diego Xavier estrelaram uma campanha para a Volkswagen que foi alvo de comentários homofóbicos -  (crédito: Reprodução/Instagram)
Murilo e Diego Xavier estrelaram uma campanha para a Volkswagen que foi alvo de comentários homofóbicos - (crédito: Reprodução/Instagram)

Ataques homofóbicos e ameaças à família fazem parte da rotina do casal Murilo e Diego Xavier desde a última sexta-feira (6/5), quando uma peça publicitária na qual eles estrelam o lançamento de um novo carro da Volkswagen foi publicada nos perfis oficiais da montadora na internet.

Na imagem, o casal está abraçado e aparece em primeiro plano. Atrás deles, está a nova edição do Polo. Na legenda do post, a marca falou sobre evolução. “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo. O que já era bom ficou ainda melhor”, diz um trecho da propaganda.

Em pouco tempo, o post foi inundado por comentários homofóbicos e de reprovação. Apenas no Facebook, a peça registra 25 mil comentários, entre apoiadores e pessoas que reclamam do casal na campanha.

O jornalista e ativista LGBTQIA+ Diego Xavier conta que os ataques têm causado momentos de tensão na família. É a segunda vez que a campanha que os dois estrelaram é veiculada pela Volkswagen e, nas duas, eles receberam comentários homofóbicos.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Volkswagen do Brasil (@vwbrasil)

Os ataques, no entanto, não se limitaram apenas aos dois. “Na primeira vez, esse movimento ficou só na internet, mas agora eles abusaram: foram para cima dos meus irmãos e sobrinhos, que não têm nada a ver com isso. Sou um exemplo de LGBT que teve que sair do interior para viver a sexualidade de forma plena na capital”, contou o jornalista e ativista LGBTQIA+ Diego Xavier ao portal UOL Carros. O homem deixou Cambé (PR), onde a família vive, para morar na capital do Paraná, em Curitiba.

Murilo e Diego gravaram a campanha, inicialmente, para ser veiculada apenas em junho de 2021, no Mês da Visibilidade LGBTQIA+. No entanto, a Volkswagen utilizou a imagem dos dois também fora desse período. Diego afirma que vê a inclusão deles em outras peças ao longo do ano como um compromisso da marca com a causa, mas que não quer ser um “mártir”.

"Nessa data [junho], todas as empresas fazem ações, então todo mundo está um pouco mais amigável à causa, as propagandas não geram tanto impacto. Essa continuação mostra até um comprometimento maior por parte da marca”, diz.

“O saldo é positivo, é uma questão de representatividade, de mostrar que o público (gay) também paga impostos e é consumidor. Mas não quero ser mártir. Ninguém quer morrer. Os ataques são preocupantes”, desabafa.

Volkswagen afirma que "comentários ofensivos e desrespeitosos" serão apagados

Ao Correio, a Volkswagen afirmou que tem se comprometido a "contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito". "A diferença enrique, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a diversidade e inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio", escreveram em nota.

A montadora afirmou que, no caso de Murilo e Diego, "comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas". A Volks diz, ainda, que tem se esforçado em desenvolver debates com funcionários sobre diversidade e inclusão, inclusive por meio de um lançamento de uma cartilha sobre o assunto, distribuída para "toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil". 

"Consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos", conclui a montadora. 

"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação