O senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, quer formar uma comitiva parlamentar, com deputados e senadores, para apurar as recentes denúncias de violência praticadas contra os Yanomami.
O parlamentar pediu ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nesta quarta-feira (4/5), que interceda por uma logística e segurança do grupo. A ideia é de que as diligências partam na quarta e quinta-feiras da próxima semana, 11 e 12 de maio.
“O senador quer realizar as diligências de investigação sobre infanticídio, homicídio, estupro, desaparecimento de indígenas, entre outros crimes, tanto em Boa Vista quanto na área de conflito entre o garimpo ilegal e os indígenas”, diz o comunicado enviado à imprensa.
Humberto também se reuniu com a deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) para discutir o tema. Ao ser questionado se a comissão poderia acolher parlamentares governistas, o senador afirmou que “qualquer parlamentar membro de comissões de Direitos Humanos e Meio Ambiente das duas Casas são bem-vindos para contribuir com a investigação”.
Saiba Mais
- Brasil Criança de 10 anos salva mãe de tentativa de estupro após ouvir grito
- Brasil 'Cadê os Yanomami?': o que se sabe sobre sumiço de aldeia indígena
- Brasil MPF engrossa coro por suspensão de licença para mineração na Serra do Curral
- Brasil STJ analisa pedido de pensão alimentícia para pets; especialista explica
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.