A Acadêmicos da Grande Rio levou para a Sapucaí, na noite deste sábado (23/4), um samba-enredo em homenagem a Exu, o primeiro dos orixás. Rainha de bateria, a atriz Paolla Oliveira foi vestida de Pombagira, considerada a representação feminina de Exu. A escola encerrou a apresentação aos gritos de "é campeã". O desfile foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter. Na manhã deste domingo, a escola levou o Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O prêmio é concedido pelo O Globo/Extra.
Entre os destaques, esteve a participação do Luiz Ângelo da Silva, conhecido como Ogan Luiz Bangbala e considerado o ogan mais velho do país. O ogan teve covid-19 em 2020.
A escola também contou com a presença de diversos famosos. Além da rainha de bateria, o namorado dela, Diogo Nogueira, também desfilou, e os ex-BBBs Gil do Vigor, Camilla de Lucas e Pocah.
O samba-enredo Fala, Majeté! Sete chaves de Exu, de Gabriel Haddad e Leonardo Bora, destacou a bondade de Exu e buscou alertar para o equívoco de associar a imagem da entidade com algo ruim.
Exu veio representado pelo ator Demerson D'Alvaro. Içado a uma altura de dez metros, ele apareceu comendo o padê, uma comida de santo a base de farinha e dendê.
Quem é Exu
Exu é o orixá que faz a comunicação entre os humanos e as divindades, tanto para a Umbanda quanto para o Candomblé. A entidade é o primeiro dos orixás, por isso é ao iniciar os rituais religiosos é comum que se faça referência a Exu e também uma oferenda.
Já a Pombagira é uma entidade representada por uma mulher sensual e independente. Ela é considerada uma mensageira entre o mundo dos humanos e o espiritual.