O Instituto de Hematologia do Rio (Hemorio) lançou nesta sexta-feira (15) a segunda etapa da campanha Você Faz Meu Tipo, com o objetivo de atrair doadores de sangue durante o carnaval fora de época que será de 20 a 24 deste mês na capital fluminense. Na primeira edição, que ocorreu entre o final de fevereiro e início de março, cerca de dois mil doadores foram mobilizados.
Segundo o Ministério da Saúde, no período de carnaval, ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades.
De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas, por ano, uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.
Somente em janeiro deste ano, por conta da pandemia de covid-19, da epidemia de gripe e das fortes chuvas, o Hemorio registrou queda de mais de mil bolsas de sangue em relação ao mesmo período de 2021. Segundo o Hemorio, a doação é fundamental para dar suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro.
"Esse é um período difícil para o Hemorio, pois estamos diante de duas semanas de feriados consecutivos: a Páscoa e o carnaval. Por isso, é muito importante garantir que os estoques estejam abastecidos para dar suporte àqueles que precisam e permitir que possamos comemorar essas datas de forma tranquila. Não deixe de vir aqui nestes dias, precisamos muito de vocês", disse o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.
O atendimento no Hemorio não será alterado nos dias de carnaval. O hemocentro manterá seu funcionamento de segunda a segunda, incluindo os feriados, das 7h às 18h.
Condições
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem ter ainda um documento de identidade do responsável.
Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
Os doadores não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, Aids, hepatite e doença de Chagas).
Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Quem foi infectado pela covid-19 pode doar após 10 dias do fim dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de CoronaVac).
Para mais informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.