Saúde

Pediatra Daniel Becker discute os males da infância em live

Daniel Becker irá comentar, entre outros assuntos, sobre o excesso no uso de telas, a "terceirização" do cuidado com os filhos e o excesso de uso de medicamentos na fase infantil

Os desafios que permeiam a infância no mundo atual serão debatidos pelo pediatra Daniel Becker, em live do programa Café Filosófico CPFL, nesta quinta-feira (7/4). O especialista irá comentar sobre o excesso no uso de telas, a “terceirização” do cuidado com os filhos e o excesso de uso de medicamentos na fase infantil. O evento será transmitido no Youtube, a partir das 18h.

De acordo com Daniel, as crianças enfrentam "situações cada vez mais opressivas", pouco visíveis, mas que afetam o desenvolvimento pleno desses pequenos. As causas começam em um cenário social geral, agravado pelo neoliberalismo que aumenta a desigualdade social, vista como um fator de grande impacto para a infância pelo especialista.

O especialista também irá falar sobre a tendência de "terceirizar" o cuidado dos filhos, causada pelo uso de celulares e televisões para acalmar, distrair ou até mesmo “controlar” as crianças. Além disso, as telas também são um forte obstáculo para a conexão entre a família, quando usadas em excesso pelos pais. De acordo com o pediatra, a pandemia piorou o cenário.

A alimentação normalizada hoje, com precariedade nutricional causada pelo uso de ultraprocessados e agrotóxicos em excesso, também é alvo de críticas de Daniel, que também falará sobre o impacto da interrupção da vida escolar durante parte da pandemia e o sistema de ensino “conteudista e competitivo”.

Por fim, o excesso de medicamentos utilizados na infância e a crise ambiental, e as consequências delas, serão abordadas por Daniel. “A pandemia vem coroar esse “massacre” pouco visível que as crianças vêm sofrendo e que segue se anunciando catastrófico e irreversível (porém mitigável) com a ameaça do colapso climático”, diz. No entanto, apesar de delicado, Daniel diz que os prejuízos podem ser atenuados.

Palestra de Daniel Becker faz parte de projeto sobre infância e a pandemia

O Café Filosófico com Daniel Becker faz parte da série A canoa virou: infância e pandemia, criada para analisar os impactos do período de tensão mundial causado pela covid-19 na vida de crianças. O projeto tem curadoria do psicanalista Rinaldo Voltolini, que afirma que a doença virou “a canoa humana na qual viajávamos”.

Em uma série de lives, especialistas propõem soluções para mitigar os problemas causados pela pandemia. Todos os encontros são transmitidos gratuitamente pelo Youtube do Café Filosófico CPFL.

A iniciativa é gerida pelo Instituto CPFL, uma plataforma de investimento social privado do grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais da rede. Além do Café, o Instituto ainda atua com ações em hospitais, apoia projetos itinerantes de cinema e promove ações para novas gerações.

Saiba Mais