A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (20/4), o recolhimento de um lote (L343R03) do chocolate da Kinder, fabricado na Bélgica, que possui risco de contaminação pela bactéria salmonella typhimurium. O produto em questão é o Schoko-Bons Branco da Kinder.
"O recolhimento é necessário porque foi identificada uma importação para o mercado brasileiro, realizada pela empresa Terra Nova Trading, do produto fabricado em Arlon, na Bélgica", informou a Anvisa.
A agência explicou que os produtos dessa fábrica foram alvo de alerta internacional devido ao surto de salmonella typhimurium. Na última quinta-feira (14/4), a Anvisa alertou sobre o risco de produtos alvo de recolhimento internacional iniciado na Europa terem sido trazidos para o Brasil por empresas terceiras ou até por consumidores.
Por isso, ainda que já estejam sendo tomadas medidas para que o produto não seja encontrado nas lojas do Brasil, a Anvisa dá dicas para que o consumidor saiba identificar o item por meio de informações presentes no rótulo.
"Caso identifique o produto pelo nome (Schoko-Bons), o consumidor deve olhar no rótulo qual o nome do fabricante (“Fabricado por” ou “Produzido por” Ferrero Argdennes SA – Arlon, Bélgica), além do número do lote, que é composto por letras e números (LOTE L343R03)", indicou.
O Correio entrou em contato com a Ferrero do Brasil, responsável pela Kinder, que esclareceu que a Terra Nova Trading é uma importadora independente, e a empresa não teve contato com ela. De acordo com a assessoria, os produtos não são importados ou comercializados no Brasil.
Confira a íntegra da nota
A Ferrero do Brasil informa que está ciente da Resolução nº 1.292, de 20 de abril de 2022 da Anvisa sobre Kinder Schoko-Bons fabricados na Bélgica. Reforçamos que não comercializamos este produto no País e que tomamos conhecimento de que empresa terceira, com a qual não mantemos relação comercial, importou Schoko-Bons, o qual faz parte de recall conduzido no exterior.
Estamos colaborando com Anvisa sobre este caso.
Todos os demais produtos Kinder distribuídos pela Ferrero do Brasil são seguros para consumo e não são afetados por este recolhimento.
Entenda o que ocorre com os chocolates da Kinder
Na semana passada, o grupo italiano Ferrero realizou recalls na Europa após possível ligação dos chocolates da Kinder com casos de salmonella. Cerca de 150 casos de salmonela foram detectados em nove países europeus, segundo as agências europeias.
A maioria das infecções ocorreu em crianças menores de 10 anos em nove países europeus: Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Holanda e Suécia.
A Anvisa recebeu o alerta, divulgado pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), sobre surto de salmonella em chocolates da marca Kinder e monitora desde então a situação.
Saiba Mais
- Brasil A atleta que quase morreu de hepatite após tomar suplemento para emagrecer: 'Não se automediquem'
- Brasil Anvisa determina recolhimento da pomada suspeita de queimar córnea
- Brasil Cigarro eletrônico: Anvisa começa a receber dados contra e a favor
- Brasil Casal encontra larvas em Kinder Ovo em São Paulo; empresa se manifesta
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.