Pero Vasen Pessini, filho do humorista Orival Pessini, entrou com uma ação na Justiça contra o grupo Carreta Furacão e a rede de fast food McDonald’s por plágio. Isso porque o grupo tem um personagem chamado ‘Fonfon’ que se assemelha a Fofão, integrante do programa infantil Balão mágico, no ar pela TV Globo durante os anos 1980, e que foi uma das estrelas de uma campanha publicitária a partir de setembro de 2021.
Como herdeiro do criador do Fofão, Pero acusa tanto a Carreta quanto o McDonald’s de fazer “uma reprodução grotesca” e “uma imitação dolosa da obra alheia”. O processo, que ainda não teve o mérito julgado, foi revelado pelo colunista Rogério Gentile, do site Uol. Na ação, Persini pede uma indenização de R$ 500 mil e diz ser difícil acreditar que o McDonald’s desconhecesse a origem do personagem ou que a empresa acreditasse que a Carreta Furacão detinha os direitos autorais do Fofão.
Saiba Mais
Os citados ainda não apresentaram defesa perante a Justiça de São Paulo, mas já foi expedida uma liminar para que os vídeos em que aparece o personagem Fonfon sejam retirados do ar. Em um documento enviado ao herdeiro, a Carreta Furacão disse que Fonfon é uma paródia do personagem criado pelo pai dele e que essa prática não configura violação dos direitos autorais.
Ainda segundo a coluna, o juiz Thomaz Ferreira estabeleceu um valor de R$ 40 mil cada para o herdeiro, pelo prazo de um ano ou até que o mérito da ação seja julgado, que deve ser pago caso as empresas queiram continuar usando a imagem de Fonfon.
Saiba Mais
- Brasil Processo contra padre Robson é arquivado definitivamente pelo STJ
- Brasil Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência oferta cursos online
- Brasil Por que, mesmo quando ganham mais, mulheres fazem mais trabalho doméstico que homens
- Brasil 'Se ele trabalha remoto, por que não posso?': a tensão entre funcionários no trabalho híbrido
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.