Tratamento

Covid-19: parecer inicial da Conitec recomenda incorporação do Paxlovid no SUS

Recomendação da comissão é inicial e, agora, a incorporação do medicamento para o tratamento da covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) será colocada em consulta pública pelo prazo emergencial de 10 dias

Maria Eduarda Cardim
postado em 13/04/2022 12:35
 (crédito:  Handout / Pfizer / AFP)
(crédito: Handout / Pfizer / AFP)

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) recomendou, nesta terça-feira (12/4), a incorporação do medicamento Paxlovid para o tratamento da covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). O parecer, que ainda é inicial, foi dado durante reunião e, agora, será colocado em consulta pública pelo prazo emergencial de 10 dias. 

A abertura da consulta pública ainda depende de uma publicação no Diário Oficial da União (DOU). Assim que for feita, será possível participar por meio do site oficial da Conitec.

O Paxlovid, fabricado pela farmacêutica americana Pfizer, é composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir e, segundo o parecer da Conitec, seria recomendado para o tratamento da covid-19 em adultos que não precisam de oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para o agravamento da doença. 

Segundo medicamento

O remédio teve uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 30 de março. Se o parecer inicial da Conitec, que tem caráter sugestivo, for acatado pelo Ministério da Saúde, este será o segundo medicamento contra a covid-19 incorporado ao SUS. 

No início deste mês, a pasta acatou a decisão da Conitec e incorporou o baricitinibe (olumiant) ao SUS para o tratamento da doença. O medicamento, ao contrário do Paxlovid, é indicado para pacientes adultos, hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara, cateter nasal, ou ventilação não invasiva.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação