História

Morre, aos 94 anos, único sobrevivente do holocausto nascido no Brasil

Stern, nascido na capital paulista, mudou-se para a Hungria ainda criança junto com seus pais. Foi levado para Auschwitz, separado de sua família e não voltou a revê-la

Agência Brasil
postado em 08/04/2022 11:08 / atualizado em 08/04/2022 11:38
Depois de ser libertado em Auschwitz, Stern voltou a morar no Brasil -  (crédito: Memorial do Holocausto/Reprodução)
Depois de ser libertado em Auschwitz, Stern voltou a morar no Brasil - (crédito: Memorial do Holocausto/Reprodução)

Morreu na quarta-feira (7/4), em São Paulo, aos 94 anos, Andor Stern, o único sobrevivente do Holocausto nascido no Brasil. De acordo com a Confederação Israelita do Brasil (Conib), Stern, nascido na capital paulista, mudou-se para a Hungria ainda criança junto com seus pais. Foi levado para Auschwitz, separado de sua família e não voltou a revê-la.

"A Conib lamenta sentidamente a morte nesta quinta-feira do sobrevivente do Holocausto Andor Stern, que deu grande contribuição à sociedade dedicando parte de sua vida a relatar os horrores do Holocausto", destacou a entidade, em nota.

De volta ao Brasil, Andor se dedicou a contar o que viu e sofreu no campo de extermínio construído pelos nazistas na Polônia. Os depoimentos de Stern foram registrados no filme Não Mais Silêncio, de Marcio Pitliuk e Luiz Rampazzo.

O Holocausto foi o massacre de judeus e de outras minorias ocorrido nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A família não divulgou a causa da morte de Stern, que deixou cinco filhos. O enterro ocorreu às 15 h no Cemitério Israelita do Embu, na capital paulista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.