O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) informou na terça-feira (29/3) que os sistemas de informática da entidade estão fora do ar após sofrerem um ataque cibernético. Ao Correio, a empresa afirmou que os sites em todo país foram derrubados desde segunda-feira (28/3), mas há relatos de pessoas que não conseguem acessar o sistema desde domingo (27/3).
Nas redes sociais, os usuários dos sistemas do Sebrae têm reclamado da demora na resolução do problema. “Solução mais demorada. Desde 27/3 fora do ar”, disse uma seguidora. Em nota, a entidade assegurou que está trabalhando “pelo restabelecimento dos sistemas para normalizar o acesso aos canais de atendimento o mais rápido possível, incluindo o portal e todos os serviços oferecidos”.
“O Sebrae tomou providências para que a interrupção e instabilidade no sistema, provocadas por um ataque cibernético, sejam resolvidas, a fim de remediar danos e responsabilizar os infratores envolvidos. Desde o primeiro instante estamos trabalhando para estabelecer uma previsão de normalidade”, informou o serviço. Até a publicação desta matéria, o sistema permanece inacessível e sem previsão para ser restabelecido.
Saiba Mais
Atendimento aos pequenos empresários
Os sites do Sebrae são o principal meio de informação e atendimento para micro e pequenos empresários. Com a queda do sistema, a entidade disponibilizou outros canais para que o público possa esclarecer dúvidas ou ter acesso aos serviços oferecidos.
O atendimento aos empresários de pequenos negócios segue pelo canal 0800 570 0800, que funciona tanto por ligação telefônica, quanto pelo Whatsapp. “Os clientes e público serão atualizados oportunamente”, garantiu o Sebrae sobre a resolução do problema.