A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (30/3), o registro de cinco novos modelos de autotestes para covid-19. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Até o momento, o órgão regulador autorizou um total de 17 exames desse tipo.
Segundo o órgão regulador, os produtos foram avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento dos requisitos legais exigidos para esses testes. Os novos testes permitidos são das empresas Guangzhou Wondfo Biotech (China), Wama (Brasil), Vedalab (França), Hangzhou Alltest Biotech (China) e Osang Healthcare (Coréia do Sul).
Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para a análise dos exames é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples — isso permite à pessoa leiga fazer o uso correto do produto.
Saiba Mais
O primeiro autoteste de covid-19 foi aprovado pela Anvisa em 17 de fevereiro. O aval do registro ocorreu 20 dias após a diretoria colegiada da agência autorizar, por unanimidade, a venda desse tipo de exame no Brasil, atendendo o pedido feito pelo Ministério da Saúde.
O exame permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo.
“Independentemente do seu resultado, lembre-se que o uso de máscara, a vacinação e o distanciamento físico são medidas que protegem você e outras pessoas, pois reduzem as chances de transmissão do coronavírus”, pontua a Anvisa.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro