São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (16/3), que irá imunizar idosos acima de 80 anos com a quarta dose da vacina contra covid-19. A imunização é uma recomendação do Comitê Científico da Covid no estado e começa no próximo dia 21 de março.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assegurou que todas as vacinas disponíveis no país e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária poderão ser aplicadas no público selecionado. "A ampliação da campanha de imunização é uma importante decisão tomada pelo Governo do Estado de São Paulo. Com a confiança e o amparo do Comitê Científico, avançamos para a quarta dose. A recomendação é que todos os imunizantes disponíveis na rede poderão ser aplicados nesta nova etapa", reforçou.
Foram consideradas, para tal decisão, o alto índice de mortalidade entre os idosos desta faixa etária durante a circulação da variante ômicron, que foi superior aos óbitos ocorridos nos dois outros picos da pandemia em 2020 e 2021.
Cerca de 900 mil idosos poderão tomar a dose de reforço desde que tenham recebido a terceira dose com um intervalo de quatro meses.
Os dados apurados até hoje mostraram que 99,19% da população paulista está protegida com ao menos uma dose contra a covid e 90,11% com o esquema vacinal completo. Até o momento, foram aplicadas 102,4 milhões de doses em todo o estado.
*Estagiárias sob a supervisão de Andreia Castro