Na próxima terça-feira (22/3), ocorrerá a décima edição do Fórum de Governadores no Palácio do Buriti, em Brasília. Os temas em destaque serão a tributação do ICMS sobre combustíveis, a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a flexibilização das medidas sanitárias no combate à covid-19.
O encontro ocorre em linha com sanção da última semana, ao qual o presidente Jair Bolsonaro assinou a Lei Complementar que prevê a incidência por uma única vez do ICMS sobre combustíveis, inclusive importados. Da forma como foi aprovada, a medida poderá causar forte impacto na arrecadação dos estados, e alternativas serão discutidas pelos mandatários no encontro.
A mudança na tributação foi uma resposta a curto prazo encontrada pelo governo federal para conter a alta no barril de petróleo no exterior que vem sendo absorvido pelo mercado interno devido à política de preços da Petrobras (PPI). Devido à guerra na Ucrânia e os resquícios da pandemia, o barril chegou a US$ 140.
GDF
Em Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) (imagem) disse no dia 14 de março, que pretende zerar o ICMS incidente sobre o diesel pago pelas empresas do transporte público. A medida, segundo ele, é essencial para que os usuários de ônibus não sejam prejudicados durante este momento de instabilidade nos preços.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.