Acervo

Brasil recupera fóssil de peixe que viveu há 100 milhões de anos

Peça do período Cretáceo estava sendo vendida, de forma ilegal, em um site na Itália e agora voltará para o acervo do museu de Araripe, no Ceará

Thays Martins
postado em 18/03/2022 12:16 / atualizado em 18/03/2022 12:18
 (crédito: Leobark/Secom/MPF)
(crédito: Leobark/Secom/MPF)

O Ministério Público Federal (MPF) recuperou, nesta quarta-feira (16/3), um fóssil de um peixe brasileiro de mais de 100 milhões de anos. A peça histórica estava sendo vendida, de forma ilegal, em um site de leilões, na Itália, e agora será devolvido para museu de paleontologia do Araripe, no Ceará.

De acordo com o MPF, o fóssil data do período Cretáceo e tinha sido retirado da Chapada do Araripe, no Ceará. A peça está avaliado em quase 3 mil euros (R$ 16 mil).

O MPF afirmou que ainda não está claro como a peça foi retirada do Brasil. Porém, a prática ilegal é comum e, hoje, existem processos de repatriação de fósseis brasileiros em pelo menos outros seis países.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação