Pandemia

SP: ocupação de UTIs covid cai abaixo de 20% na maioria da rede privada

Levantamento com hospitais particulares do estado de São Paulo mostra a melhora do cenário das internações por coronavírus

Maria Eduarda Cardim
postado em 17/03/2022 15:01 / atualizado em 17/03/2022 15:01
 (crédito: Nelson Almeida/AFP)
(crédito: Nelson Almeida/AFP)

Uma pesquisa feita com 72 hospitais privados do estado de São Paulo apontou que 67% apresentaram ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes infectados por covid-19 abaixo de 20%. Em relação às internações pela doença em leitos clínicos, a quantidade de hospitais que possuem somente até 20% dos leitos ocupados é ainda maior: 72%. 

Divulgado nesta quinta-feira (17/3), o levantamento do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) foi feito no período de 7 a 14 de março. Grande parte dos hospitais entrevistados (78%) fica no interior paulista e 22% estão localizados na capital. 

A mesma pesquisa realizada em fevereiro indicava que esse cenário era pior já que apenas 18% dos hospitais entrevistados tinham ocupação de leitos de UTI para covid até 20%. Segundo análise do médico e presidente do SindHosp, Francisco Balestrin, a queda de contaminações e internações ocorreu, mesmo com a movimentação do último feriado, por conta do alto índice de vacinação.

Com a melhora da situação, quase a totalidade desses hospitais, 93%, informaram que tem capacidade para aumentar os leitos destinados a pacientes de covid-19. O maior problema encontrado, no entanto, por quase metade desses estabelecimentos, 48%, é o afastamento de equipe multiprofissional por problemas de saúde.

Idosos

O levantamento ainda detectou que pessoas da faixa etária entre 60 e 79 anos são maioria nas internados em UTIs do hospitais privados de São Paulo. Cerca de 76% dos hospitais dizem que esse é o grupo etário que predomina nos leitos de emergência. Outros 12% informam ocupação de UTI com pacientes acima de 80 anos.

O documento do SindHosp acredita que o cenário "justifica proposta do governo de iniciar a aplicação da quarta dose da vacina nesse público". 

O governo de São Paulo anunciou na quarta-feira (16) que irá imunizar idosos acima de 80 anos com a quarta dose da vacina contra covid-19. A medida ainda não é prevista pelo Ministério da Saúde, mas é uma recomendação do Comitê Científico da Covid do estado e começa no próximo dia 21 de março.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação