O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que foi enviado para resgatar os brasileiros que estavam na Ucrânia chegou ao Brasil nesta quinta-feira (10/3). A primeira parada do KC-390 Millennium foi no Recife, às 6h42. De lá, a aeronave segue para Brasília. A previsão de chegada na capital federal é às 12h.
Também chegou à capital pernambucana o avião Legacy que trouxe parte dos refugiados acolhidos pelo Brasil. O avião foi utilizado por ser mais confortável para trazer uma grávida e duas famílias com crianças de colo.
De acordo com a FAB, a missão trouxe 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. Além de 14 crianças, oito cães e dois gatos.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou nas redes sociais um vídeo que mostra os repatriados tomando café da manhã na base área do Recife.
- Nossos irmãos, que estavam na Ucrânia, estão a caminho.
- Agora estão em Recife.
- Chegam a Brasília, na Base Aérea, por volta das 12h15, juntamente com seus pets.
- Cmt @fab_oficial @CBaptistaJr ;
- @ItamaratyGovBr (Min Carlos França) ;
- Presidente Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/D0us4Bsi3d— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 10, 2022
A Operação Repatriação ocorre de forma integrada entre os Ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Saúde. O avião deixou o Brasil na segunda-feira (7/3) e seguiu com destino a Varsóvia, na Polônia. Além do resgate, a aeronave levou para a Polônia 11,6 toneladas de donativos para ajudar na crise humanitária. Até o momento, mais de 2 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início do conflito com a Rússia em 24 de fevereiro.
Saiba Mais
- Blogs Redirect Advocacia dativa no DF coloca OAB e Defensoria Pública em lados opostos
- Blogs Redirect BBB22 8ª Semana: O fator Gustavo
- Mundo Reunião entre ministros da Rússia e da Ucrânia termina sem cessar-fogo
- Blogs Redirect Guerra Rússia X Ucrânia -Preparatório oferece aulão sobre mudanças no cenário geopolítico e nos concursos - Papo de Concurseiro
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.