Covid-19

Doria desobriga uso de máscaras ao ar livre e prevê liberação total até dia 23

O governador de São Paulo seguiu exemplo de outros estados que flexibilizaram o uso do equipamento de proteção individual em ambientes ao ar livre

Maria Eduarda Cardim
postado em 09/03/2022 13:47 / atualizado em 09/03/2022 13:47
 (crédito: Nelson Almeida/AFP)
(crédito: Nelson Almeida/AFP)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou nesta quarta-feira (9/3) um decreto para flexibilizar o uso de máscaras em ambientes abertos no estado. A medida já era esperada e segue exemplo de outras unidades federativas que retiraram a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção individual ao ar livre.

"A decisão de hoje que libera o uso de máscaras no principal e maior estado do país se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação. Se São Paulo fosse um país seria o terceiro no mundo em número de pessoas vacinadas. A decisão, válida a partir de hoje, está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida", disse Doria durante o anúncio da medida.

A retirada da obrigatoriedade da máscara em São Paulo se aplica a todos os ambientes abertos, como ruas, praças, estádios de futebol, pátios de escolas, centros abertos de eventos. "O uso de máscara será obrigatório ainda apenas para ambientes fechados, como salas de aulas, transportes públicos, escritórios de trabalho, cinemas e teatros", explicou Doria.

O governador informou também que, em duas semanas, o governo de São Paulo irá avaliar a liberação do uso de máscara em todos os ambientes no estado, até mesmo nos fechados.

"Se tudo continuar correndo bem, dentro de duas semanas, até o dia 23 de março, São Paulo poderá anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos os ambientes e todas as circunstancias", indicou. A decisão final, segundo ele, será do comitê de saúde do estado.

No Brasil, até o momento, apenas a cidade do Rio de Janeiro desobrigou o uso de máscaras em locais fechados, até mesmo nos transportes públicos. O decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes determina ainda a anulação da cobrança do passaporte de vacinação para entrada em determinados locais quando a capital atingir a cobertura de 70% da população adulta com a dose de reforço.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação