SÃO PAULO

Monstro? Animal marinho gigante assusta moradores em praia de SP

O animal foi encontrado morto na Praia da Trincheira. A imagem repercutiu nas redes sociais. Apesar de assustador, não apresenta risco nenhum aos humanos

Correio Braziliense
postado em 07/03/2022 19:58
 (crédito:  Foto: Monica Novaes)
(crédito: Foto: Monica Novaes)

Encontrado na faixa de areia da praia, um animal marinho que lembra uma cobra gigante assustou moradores da Ilha Comprida, litoral de São Paulo, no último sábado (5/3). O animal, que possui uma grande boca com vários dentes, foi achado pela fotógrafa Monica Novaes.

O animal foi encontrado morto na Praia da Trincheira. A imagem repercutiu na página profissional da fotógrafa no Facebook. "O que me chamou a atenção foi o tamanho [do animal], e como morreu com a boca aberta, deu para ver os detalhes dos dentes", disse Monica em entrevista ao G1. “Repercutiu muito. O pessoal ficou muito curioso, por parecer um monstro, porque, de fato, é um bicho assustador", contou.

Monstro? 

Monstro coisa nenhuma! O animal trata-se de um miroró-pintado. O bicho, segundo o biólogo marinho Eric Comin, se alimenta de peixes, crustáceos e moluscos. Apesar de assustador, não apresenta risco nenhum aos humanos.

"Essa característica dele, com os dentes pontudos e grandes, faz com que tenha a fama de animal mordedor. Ele tem o hábito de viver no fundo de areia do oceano, com o corpo totalmente enterrado, e dentro dessa toca que faz, a casa dele, espera a presa passar perto, e aí sai e a abocanha", disse o especialista ao portal.

Comin reforça que ter contato com um miroró-pintado não apresenta risco nenhum. “Ele não sai para morder. Normalmente, quando mergulhadores o avistam, ele se recolhe, se esconde na toca dele. Então, ele não é um animal perigoso, apenas desperta uma certa curiosidade."

*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação