A cidade do Rio de Janeiro desobrigou o uso de máscaras em locais fechados depois de recomendação feita pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (7/3) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), no Twitter, e saiu logo em seguida em edição extra do Diário Oficial do município.
Atendendo recomendação do comitê científico da prefeitura do Rio, edição extra do Diário Oficial nessa tarde libera do uso de máscaras em espaços abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro. Quando atingirmos 70% na dose de reforço, acaba tb o passaporte da vacinação. pic.twitter.com/T2ncXcjfG5
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 7, 2022
O decreto 50.308 entrou em vigor assim que foi publicado. Isso quer dizer que, a partir da tarde desta segunda, as pessoas podem entrar em todos os órgãos públicos e estabelecimentos privados sem o uso de qualquer tipo de máscara facial. A norma também prevê que o passaporte de vacinação deve ser abolido assim que for atingida a meta para a imunização de 70% dos adultos do município com a dose de reforço.
“Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em três semanas acabamos também com o passaporte (da vacina)”, acrescentou Paes no primeiro aviso dado pelo Twitter. Em comunicado sobre a medida, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância da cobertura vacinal para a adoção essa medida.
Cumprindo as determinações do Comitê Científico amanhã sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos e fechados. Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar dose de reforço, em 3 semanas acabamos tb com o passaporte. https://t.co/U9pqIspFMF
— Eduardo Paes (@eduardopaes) March 7, 2022
Carnaval
"Temos a menor transmissão desde o começo da pandemia, de 0,3, e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das últimas semana", declarou em entrevista ao portal G1. O secretário de saúde também afirmou que, se o carnaval tivesse causado alguma alteração na tendência de casos, a prefeitura já estaria vendo. O feriado foi há uma semana, entre 26 de fevereiro e 1º de março.
Embora os blocos de rua tenham sido proibidos neste ano, festas particulares e reuniões irregulares foram registrados na cidade durante o feriado da última semana. Já os tradicionais desfiles das escolas de samba foram remarcados para o mês de abril. As apresentações do Grupo Especial serão entre 20 e 23 de abril, desfile das escolas mirins no dia 24, apuração em 26 e Sábado das Campeãs no dia 30.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.