Com a alta de casos da covid-19 provocados pela cepa ômicron, aumentou a demanda por atendimento à saúde, tanto para diagnóstico quanto para tratamento. Atualmente, o Brasil registra média móvel de cerca de 100 mil casos diários da doença, segundo dados Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Em razão da procura, empresas de plano de saúde tiveram de incrementar suas ações para garantir o bem estar dos clientes.
A Central Nacional Unimed (CNU) foi uma das empresas que sentiram a necessidade de potencializar suas operações para dar conta das necessidades dos contratantes. A cooperativa observou um aumento de 200% na demanda por consultas on-line na mais recente onda pandêmica — em novembro de 2021, nos canais digitais e de teleatendimento, foram 11.060. Em dezembro, o número subiu para 17.772 e, em janeiro deste ano, para 65.651. De acordo com a empresa de plano de saúde, o período é de fortalecimento das estratégias de monitoramento e atendimento.
O presidente da CNU, Luiz Paulo Tostes Coimbra, conta que o serviço aumentou em 140% por plantão o efetivo de médicos que atuam a distância, e que há mais sendo treinados para compor o time. No total, serão 300 profissionais trabalhando nos canais de telemedicina. “Não fomos pegos de surpresa graças ao monitoramento intensivo do cenário pandêmico no Brasil e da ocupação de leitos na nossa rede de atendimento. Por meio desses indicadores, e da atuação próxima de nossas sócias, agimos com estratégia para assegurar assistência aos nossos beneficiários”, diz Coimbra. (Com informações da assessoria de imprensa da CNU).
*Estagiária sob supervisão de Andreia Castro