A situação dos moradores de Petrópolis (RJ), que já é trágica e tensa, pode piorar. A Defesa Civil emitiu na manhã desta quinta-feira (17/2) um novo aviso de previsão de chuva forte. Segundo o alerta, a precipitação mais intensa poderá ser vista na região nos períodos da tarde e noite.
Por isso, a Prefeitura da cidade mantém orientação para que as pessoas que não estão em área de risco evitem sair de casa. Já quem está em área de risco deve se deslocar para locais seguros, como os pontos de apoio, em caso de chuva forte.
Segundo a nota, Petrópolis mantém 33 escolas abertas para o acolhimento da população. Além de atingir e danificar diversas moradias, a chuva que atingiu a cidade também causou danos às unidades de saúde da região.
Segundo um levantamento inicial feito pelo Ministério da Saúde, 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e dois outros serviços de saúde foram danificados. Mais cedo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobrevoou a região de Petrópolis e enviou equipes de saúde à cidade.
A nota da Prefeitura de Petrópolis reforça que "novos alertas podem ser emitidos a qualquer momento" e orienta que a população fique atenta aos avisos e siga as orientações de segurança.
Até a manhã desta quinta (17), 105 mortes foram confirmadas em decorrência das chuvas pela Defesa Civil de Petrópolis. Outros 134 registros de desaparecimento foram feitos.