Após a defesa da existência de um partido nazista em uma transmissão de podcast feita nesta segunda-feira (7/2) pelo apresentador e influencer Bruno Aiub — conhecido como Monark —, o Flowpodcast retirou o vídeo do ar. A transmissão contou, como convidados, com a presença dos parlamentares Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB).
Em determinado momento, o influencer afirmou "A esquerda radical tem muito mais espaço do que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço. Eu sou mais louco que todos vocês. Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista, reconhecido pela lei".
Logo em seguida, Tabata rebateu: "liberdade de expressão termina onde a sua expressão coloca em risco a vida do outro".
Nesta terça-feira (8/2), a Conib (Confederação Israelita do Brasil) se posicionou sobre o assunto. “A CONIB condena de forma veeemente a defesa da existência de um partido nazista no Brasil e o “direito de ser antijudeu”, feita pelo apresentador Monark, do Flow Podcast. O nazismo prega a supremacia racial e o extermínio de grupos que considera 'inferiores'".
Resposta
Após a repercussão do caso, Bruno Aiub publicou um vídeo nas redes sociais pedindo desculpas pelas falas. O apresentador disse que estava bêbado durante o programa, pediu “compreensão”, disse que não teve a intenção e convidou os representantes da comunidade judaica para “explicar toda a história”.