Desaparecido

Criança viaja sozinha e sem documentos de Manaus a São Paulo

Após ser dado como desaparecido, o menino foi reconduzido pelas autoridades de volta para a cidade de origem. Segundo o garoto, de 9 anos, a ideia foi fruto de uma pesquisa na internet. Os envolvidos apuram o caso.

Tainá Andrade
postado em 28/02/2022 23:45
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Uma criança de nove anos saiu de Manaus e desembarcou em São Paulo, no último final de semana. Dado como desaparecido, no último sábado (26), M. foi encontrado no desembarque, em solo paulista. As autoridades o enviaram de volta para casa no dia seguinte (27).

Para a Polícia Civil, a criança explicou que tinha a vontade de morar na capital paulista com parentes. Então, pesquisou na internet "como conseguir entrar em um avião sem ser percebido", pegou um ônibus do bairro onde mora, Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, e seguiu em direção ao aeroporto internacional Eduardo Gomes. Lá, conseguiu embarcar em um voo da Latam, sem documentos ou malas, e foi identificado apenas no desembarque. De acordo com investigação policial, nenhum dos pais tem histórico de violência contra o menor.  

O garoto foi encaminhado pela companhia aérea a um abrigo em São Paulo, onde aguardou os trâmites. Em seguida, foi reconduzido de volta para a capital amazonense. A Latam também acionou a Polícia Federal e o Conselho Tutelar.

A mãe da criança havia registrado um boletim de ocorrência e foi avisada pelas autoridades sobre a façanha do filho. Segundo as primeiras apurações, o menino não recebeu ajuda para viajar de Manaus a São Paulo.

O aeroporto internacional Eduardo Gomes averigua o caso e informou que não daria detalhes, porque está "sob apuração interna". A Polícia Civil pediu imagens das câmeras de segurança para investigar. A Latam informou, por meio de nota, que está "apurando o ocorrido".   

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação