A prefeitura de Prudentópolis, no Paraná, publicou nota direcionada a Ternópil, cidade da Ucrânia, oferecendo abrigo para os cidadãos do país invadido pela Rússia.
O município alega que “segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de 100 anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra”.
Com 52 mil habitantes, 75% da população do município na região central do Paraná é descendente de ucranianos, segundo dados da prefeitura. Além disso, Prudentópolis é considerada cidade-irmã de Ternópil, área próxima de Kiev, a capital do país e um dos alvos do ataque russo.
Leia a nota na íntegra:
“Ocorreu o que o mundo temia. O território ucraniano foi invadido por forças militares russas, numa agressão direta à democracia, ao território e a individualidade de um povo milenar.
Prudentópolis abriga uma das maiores comunidade de descendentes de ucranianos fora da Ucrânia, e lamenta profundamente o ocorrido, pois a dor que é sentida diretamente pelos ucranianos há milhares de quilômetros de distância, aqui reverbera entre os nossos descendentes.
As imagens que chegam pelos meios de comunicação causam angústia, ao vermos pessoas tendo que deixar suas casas e tudo o que construíram na vida sem saber se poderão voltar.
O desafio à soberania do governo e do território ucraniano é grave, e não pode ser entendida como normal pelas demais nações. Hoje é a soberania ucraniana que se mostra ameaçada, amanhã qualquer outra pode ser alvo da ganância e da prepotência.
Rogamos a Deus proteção e forças às pessoas que sofrem com a invasão e com os efeitos da guerra. Unimo-nos em oração com o povo ucraniano e com sua igreja; pelo anseio único da paz, desejando que a tranquilidade volte a reinar na Ucrânia.
Prudentópolis segue com as portas e com o coração aberto ao povo ucraniano como o fez há mais de cem anos, quando recebeu os primeiros imigrantes que aqui construíram sua história e influenciaram diretamente no modo de vida de nossa terra.
O governo municipal solidariza-se com o Governo da Ucrânia, com a cidade irmã de Ternópil e com toda a comunidade ucraniana local, nacional e mundial, colocando-se ao lado desta e clamando pelo respeito à soberania da Ucrânia.
Estabelecemos ao longo do tempo laços de amizade com o povo ucraniano e com as instituições oficiais da Ucrânia, e estaremos a postos para prestar a ajuda que nos for possível.”
*Estagiários sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
- Mundo Brasiliense monitora amigos escondidos em abrigos subterrâneos na Ucrânia
- Mundo OTAN vai reforçar presença nos países que fazem fronteira com a Ucrânia
- Mundo ONU estima que mais de 50 mil ucranianos fugiram do país após invasão russa
- Mundo Secretário-geral da Otan: "A decisão de Putin é um erro e a Rússia vai pagar"
- Mundo Saiba quem é quem no conflito envolvendo Rússia e Ucrânia
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.