LITORAL DE SÃO PAULO

"Supermosca" de 6 centímetros chama atenção de moradores em São Paulo

A espécie é considerada rara porque, na fase adulta, vive pouco tempo, apenas o necessário para se reproduzir

Correio Braziliense
postado em 21/02/2022 17:31 / atualizado em 21/02/2022 17:31
O tamanho do animal normalmente é de cerca de 5 centímetros -  (crédito: Arquivo Pessoal)
O tamanho do animal normalmente é de cerca de 5 centímetros - (crédito: Arquivo Pessoal)

Um homem, morador de Peruíbe, no litoral de São Paulo, levou um susto no último dia 16 de fevereiro, ao encontrar a chamada “supermosca”, com aproximadamente 6 centímetros de comprimento. O inseto já estava quase morto quando foi encontrado próximo à Estação Ecológica Jureia-Itatins.

As informações são do portal Uol.

Pelo tamanho no animal, o homem acionou biólogos da cidade para verificá-lo e assim foi constatado que a “supermosca” é da espécie de mosca-da-madeira, uma das maiores do mundo. Além disso, o tamanho do animal normalmente é de cerca de 5 centímetros.

A espécie é considerada rara porque, na fase adulta, vive pouco tempo, apenas o necessário para se reproduzir, chegando a nem mesmo se alimentar. Já as larvas desse tipo de mosca vivem por mais tempo dentro de troncos de árvores, onde consomem tecidos mortos e vivos da planta.

"Supermosca" de 6 centímetros chama atenção de moradores no litoral de São Paulo
"Supermosca" de 6 centímetros chama atenção de moradores no litoral de São Paulo (foto: Arquivo/Francisco Zorzenon)

Após terem sido chamados, os biólogos encaminharam a “supermosca” para o Instituto Biológico em São Paulo, para que o biólogo Francisco Zorzenon — especialista em entomologia ( responsável pelo estudo das características físicas, comportamentais e reprodutivas dos insetos) — consiga fazer a devida identificação do animal e catalogá-la.

Vale lembrar que o primeiro registro científico de uma mosca-da-madeira na cidade de Peruíbe foi em 2018 e o caso foi relatado em um estudo publicado pelos pesquisadores do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente no Brazilian Journal of Animal and Environmental Research.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação