Uma bola de fogo se formou no céu e chamou a atenção dos moradores de Divinópolis, na noite dessa terça-feira (8/2), em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Provocado por material incandescente em uma siderúrgica, no Bairro Porto Velho, as chamas foram vistas de várias partes da cidade. Algumas pessoas chegaram a falar em explosão, relatando também um forte estrondo.
A Gerdau informou que o fenômeno ocorreu por volta das 20h. Um dos equipamentos projetou o material fazendo com que fosse expelido. Este evento teve duração de aproximadamente 30 segundos e não houve danos a pessoas e nem a patrimônio.
"A empresa reforça que possui modernos sistemas de captação e tratamento de emissões atmosféricas. Além disso, a empresa mantém procedimentos de controle certificados pela norma ambiental ISO 14001 e realiza monitoramento periódico das emissões e da qualidade do ar, atendendo aos padrões legais de meio ambiente", explica.
O procedimento chamado de “arriamento de carga” é considerado padrão. Ele ocorre quando há pressão do alto forno. A válvula de segurança é, então, acionada, liberando a pressão e a temperatura e gerando as chamas.
Susto
Pelas redes sociais, moradores comentaram a imagem inusitada. Alguns relataram ter ouvido forte barulho, como se tivesse ocorrido uma explosão.
“Precisa de ver na hora que explodiu, a bola de fogo que subiu”, detalhou um internauta em um vídeo compartilhado nas redes socias.
Quem vive próximo à siderúrgica disse ser comum, apesar de ter se assustado com a proporção. Já moradores mais afastados, como do Bairro Planalto, também afirmam terem visto de longe as chamas.
Um canal exclusivo para atendimento à comunidade, por meio do número 0800 031 2118, é disponibilizado pela empresa para esclarecimentos.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.