São Paulo já acumula 27 óbitos em decorrência dos temporais que atingem o estado desde a última sexta-feira (28/1). A maior parte foi registrada no município de Franco da Rocha (11), no entanto, outras sete cidades contabilizaram vítimas fatais. As chuvas têm resultado em alagamentos, rios transbordando e deslizamentos.
Do total de mortos, ao menos quatro eram adolescentes e oito, crianças — a mais nova sendo um bebê de três meses. A mãe do recém-nascido foi encontrada com vida e levada ao Hospital Geral de Itapevi, cidade onde ocorreu o acidente. O filho, embora tenha sido socorrido, não resistiu.
A prefeitura de Franco da Rocha afirma que ainda podem haver sete desaparecidos e que equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil seguem atuando nas buscas. A última confirmação de óbitos foi de uma família alagoana: José Ailton Vitor Silva, a esposa, Adriana da Silva Santos, e o filho do casal, Oziel Vitor, de apenas 2 anos, não sobreviveram a um deslizamento na divisa com Francisco Morato.
Em Embu das Artes, as três vítimas também eram uma família constituída por uma mãe e os dois filhos, um rapaz de 21 anos e uma menina de 4 anos, soterrados em um deslizamento. O mesmo aconteceu em Várzea Paulista. Ricardo Eugênio dos Santos, 40, a esposa, Tatiane dos Santos, e os três filhos do casal, de 12, 10 e 1 ano de idade, morreram quando a terra cobriu o quarto do casal, onde todos dormiam.
No município de Jaú, a única morte foi de Edson Aparecido Saes, 61. Ele foi arrastado pela enxurrada depois que a água invadiu sua casa. O filho, de 31 anos, tentou resgatá-lo, mas não teve sucesso. Um cenário parecido aconteceu em Ribeirão Preto, onde João Carlos da Silva, 57, também foi levado pela correnteza.
Em Arujá, morreu Odilon César, 59. O homem acabou afogado após ficar preso em carro que foi submerso pela água da chuva. Um homem que estava no banco do passageiro, mas conseguiu sair a tempo, contou que a avenida em que trafegavam já estava alagada, e que o automóvel caiu.
Já o bebê que perdeu a vida sofreu o acidente em Itapevi. A criança estava dormindo quando o quarto em que estava foi soterrado pela terra de um deslizamento. Na hora da tragédia, a mãe estava na cozinha da residência.
Vítimas
Em Franco da Rocha, foram reportadas as mortes de:
Cleber Bonfim (37)
Amanda Sales (25)
Vinicius (13)
Anderson da Costa (26)
Adriana Santos (33)
Lucas Sampaio (16)
Leticia Sampaio (16)
José Ailton Vitor Silva (30)
Oziel Vitor (2)
José Bonfim Filho (82)
Diego dos Santos (idade desconhecida)
Em Várzea Paulista:
Ricardo Eugênio dos Santos (40)
Tatiane Aparecida dos Santos (idade desconhecida)
Richard dos Santos (12)
Nicole dos Santos (10)
Tayane dos Santos (1)
Em Embu das Artes:
Julia Sofia dos Santos (4)
Eliane dos Santos (44)
Felipe Souza (21)
Em Jaú:
Edson Aparecido Saes (61)
Em Arujá:
Odilon César (59)
Em Ribeirão Preto:
João Carlos da Silva (57)
Em Itapevi:
Alerrandro dos Santos (3 meses)
A identidade das vítimas em Francisco Morato não foi divulgada pela prefeitura local.
*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.