A Defesa Civil de São Paulo informou, nesta quarta-feira (2/2), que subiu para 27 o número de mortos decorrentes das chuvas que atingem diversas regiões do estado desde a última sexta-feira (28/1). Os transtornos provocados pelos temporais também já deixaram cerca de 4.614 famílias desabrigadas ou desalojadas.
Entre os óbitos há um total de oito crianças. Além disso, 13 pessoas estão feridas e sete desaparecidas. Segundo a Defesa Civil, “há ocorrências espalhadas por todo estado relacionadas às chuvas, como alagamentos, queda de árvores, quedas de muros e deslizamentos de terra. No total, são 37 municípios afetados”.
Treze municípios já decretaram situação de emergência. Alguns deles, como Francisco Morato, Jaú, Presidente Venceslau, Embu das Artes, Monte Mor, Araçariguama, Santa Isabel, Capivari, Presidente Epitácio, Campo Limpo Paulista, Mombuca e Torrinha, receberam material de ajuda humanitária. "A Defesa Civil já forneceu, até o momento, 712 cestas básicas, 816 kits de higiene/limpeza e 934 kits dormitório", informou o órgão.
No domingo (30), após sobrevoar áreas castigadas pelo mau tempo, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a liberação imediata de R$ 15 milhões às prefeituras de 10 cidades. O objetivo é auxiliar na recuperação urbana e social. O governo paulista ainda determinou a criação de uma força-tarefa envolvendo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil para agir nos municípios atingidos.
Nº de mortes por região:
- Itapevi: 1
- Arujá: 1
- Francisco Morato: 4
- Embu Das Artes: 3
- Franco Da Rocha: 11
- Várzea Paulista: 5
- Jaú: 1
- Ribeirão Preto: 1
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.