Viralizou nas redes sociais o vídeo que mostra uma grande aglomeração nas ruas de Olinda, Pernambuco. A festa ocorreu no domingo (30/1), reuniu cerca de 300 pessoas, a maioria sem usar máscara, e teve que ser encerrada pela Polícia Militar de Pernambuco.
A fiscalização também encerrou outra festa no Recife. No local, as pessoas estavam sem máscara, aglomeradas e não havia a exigência do passaporte da vacina e teste negativo para a covid-19 para entrar.
A prévia carnavalesca ocorreu em um momento que Pernambuco bate recordes de casos de covid-19. Neste sábado (29/1), o estado registrou 6.581 casos da doença, o maior número de infecções confirmadas em 24 horas desde o começo da pandemia. No mesmo dia, a cidade anunciou o adiamento do retorno presencial das aulas. De acordo com a prefeitura, o início do ano letivo foi mantido para o dia 7 de fevereiro, mas de maneira remota.
Carnaval
No início de janeiro, Olinda anunciou o cancelamento do carnaval de rua. Este será o segundo ano consecutivo sem a festa em um dos destinos mais procurados por foliões para passar o feriado.
Em coletiva de imprensa, no início do mês, o prefeito Professor Lupércio (Solidariedade) disse que a cidade “estava pronta para realizar o carnaval em 2022, desde que as condições por conta da pandemia fossem favoráveis. No entanto, o cenário pandêmico não permite fazer este que é o maior carnaval do mundo”.