Nesta quarta-feira (26/1), moradores de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, flagraram dois carros de som divulgando informações falsas sobre a vacinação de crianças contra a covid-19 pelas ruas da cidade. Segundo a prefeitura da cidade, vários moradores denunciaram a atitude para as autoridades.
Os vídeos foram compartilhados também pelas redes sociais. Em um determinado momento, a mensagem diz: "Nós todos temos o dever de saber que não é obrigatória a vacina experimental em nossos filhos", diz um trecho da mensagem. Nos vídeos é possível ouvir também que o áudio diz que a ida das crianças às escolas não pode ser impedida caso elas não sejam vacinadas e afirma que os fabricantes não se responsabilizam pelos efeitos do imunizante.
Veja vídeo:
No final da tarde, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo conseguiu apreender os veículos e os conduziu até a Delegacia de Polícia, onde foi feita ocorrência e os veículos encaminhados para depósito do Detran. Eram dois carros divulgando as mensagens, uma Fiorino e um Uno.
Em nota a Prefeitura disse que os condutores foram responsabilizados por Infração de Medida Sanitária Preventiva, com base no artigo 268 do Código Penal.
Ainda no texto, o prefeito em exercício Márcio Lüders, falou sobre a vacinação na cidade e inclusive citou a imunização da filha de 11 anos. “Não se justifica mensagens antivacina e contra a ciência. Isso é uma atitude contra o Brasil”, disse.
Para o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, a eficácia da vacina está sendo comprovada com a queda no número de mortos e de internações. “Contra a ciência não há argumentos [...] As vacinas já se mostraram seguras. Quem ama protege e vacina”, destacou.
A Prefeitura revelou ainda que está apresentando uma notícia-crime sobre o caso dos veículos para o Ministério Público.