O Brasil voltou a registrar, nesta segunda-feira (24/1), uma média móvel de mortes por covid-19 acima de 300 óbitos. Segundo o levantamento do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), são registradas por dia, em média, 313 mortes. O número é a média de mortes registradas nos últimos sete dias. Nesta segunda, o país confirmou mais 259 mortes pela doença.
A última vez que média móvel de mortes pela covid-19 superou 300 óbitos foi em 1 de novembro, quando a média atingiu 303 mortes pela doença.
O patamar voltou a ser atingido depois do país observar o aumento do número de casos de infecções confirmadas pelo novo coronavírus. Nesta segunda mais 83.340 casos foram confirmados pelo Ministério da Saúde, que desde o início da pandemia já identificou 24,1 milhões de infecções.
Com o incremento de casos, a média móvel de casos também cresce desde o início do ano e bateu nesta segunda mais um recorde. Segundo levantamento do Conass, hoje a média é de 150.401 diagnósticos positivos, maior número já visto desde o início da pandemia.
O aumento é resultado da combinação das aglomerações e festas de final de ano e o surgimento da variante ômicron, considerada extremamente transmissível.