Um paredão de pedra desmoronou sobre lanchas com turistas na região de Escarpas do Lago, em Capitólio, Minas Gerais, no início da tarde deste sábado (8). Os bombeiros mobilizaram o Batalhão de Operações Aéreas e mergulhadores para atuar na ocorrência.
Segundo o Corpo de Bombeiros, até o momento há pelo menos 34 vítimas. Foram confirmadas três vítimas fatais e outras três em estado grave foram levadas para Santa Casa de Passos, uma delas é uma mulher natural de Belo Horizonte, mas que mora no Rio de Janeiro.
23 pessoas foram atendidas e liberadas da Santa Casa de Capitólio e mais quatro com ferimentos leves estão sendo cuidadas no Pronto Socorro de São João da Barra. Duas vítimas com fraturas expostas foram encaminhadas para a Santa Casa de Piumhi.
Ainda segundo os bombeiros, a queda pode ter sido causada por uma tromba d’água. "O que a gente teve ali, explicando de forma leiga, foi o desprendimento de parte da estrutura da rocha. Aquela região tem formação de cânion, com tipos de rochas que são bastante sedimentares. As chuvas fortes podem acelerar esse processo de desprendimento, o que acabou afetando algumas embarcações que estavam no local", afirmou o tenente do Corpo de Bombeiros, e porta-voz da corporação, Pedro Aihara.
A Marinha do Brasil informou por meio de uma nota, que um inquérito será instaurado para apurar circunstâncias do acidente. Confira a nota na íntegra:
A Marinha do Brasil informa que tomou conhecimento de um acidente, no fim da manhã de hoje, após deslizamento de rochedo atingir embarcações que navegavam a região dos cânions, em Capitólio-MG.
A DelFurnas deslocou, imediatamente, equipes de Busca e Salvamento (SAR) para o local, integrantes da Operação Verão ora em andamento, a fim de prestar o apoio necessário às tripulações envolvidas no acidente, no transporte de feridos para a Santa Casa de Capitólio, e no auxílio aos outros órgãos atuando no local.
Um inquérito será instaurado para apurar causas, circunstâncias do acidente/fato ocorrido.
Em vídeo que circula pela internet, é possível ver que o impacto atinge pelo menos duas lanchas.
Em atualização
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Correio Braziliense (@correio.braziliense)