O Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios (SindHosp) do estado de São Paulo, divulgou, nesta sexta-feira (7/1), uma nota técnica que mostra que 90% dos hospitais registraram aumento de atendimento presencial ou em telessaúde, em ambulatório e nos pronto-socorros.
Destes, mais da metade (58%) dos hospitais declara aumento no atendimento em 110%, ou seja, mais que o dobro em relação há 15 dias. Além disso, 76% dos hospitais relataram também aumento nas internações de pacientes por gripe nos últimos 15 dias.
O sindicato ouviu 33 hospitais privados paulistas, sendo 30% da capital e 70% do interior. “Trata-se de uma nota técnica preliminar com número reduzido de respostas. A pesquisa completa será divulgada na próxima semana”, pontuou.
Segundo Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, o aumento da demanda por atendimento nos hospitais em consequência das duas doenças, covid-19 e influenza, é motivo de preocupação nos serviços de saúde. “Entre as grandes preocupações do setor está a contaminação de profissionais de saúde“, destaca.
*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro