Morreu nesta segunda-feira (24/1), o escritor Olavo de Carvalho, aos 74 anos. A informação foi divulgada pelas redes sociais do filósofo na madrugada desta terça-feira (25/1). De acordo com o comunicado da família, Olavo estava internado em um hospital na região de Richmond, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
A nota não deixa claro a razão,— em específico — da morte, porém, o escritor havia sido diagnosticado com covid-19 no último dia 16 de janeiro. Ainda na época, Olavo tinha cancelado as aulas de filosofia que realizava de forma on-line. A família do escritor não informou o horário do velório e do sepultamento de Olavo nos Estados Unidos, onde mora desde 2005.
Carvalho deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.
Confira o pronunciamento
“A família agradece a todos os amigos as mensagens de solidariedade e pede orações pela alma do professor”, disse a família, em comunicado nas redes sociais.
Nota de falecimento
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) January 25, 2022
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022)
Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado. pic.twitter.com/mNoZjhaEh6
Nota de falecimento
Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (1947-2022)
Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado. pic.twitter.com/mNoZjhaEh6
— Olavo de Carvalho (@opropriolavo) January 25, 2022 " target="_blank" rel="noopener noreferrer">
Histórico de saúde
Entre julho e agosto do ano passado, Olavo de Carvalho foi internado três vezes no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor). Ele é cardiopata e, nesse período, foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência.
Em abril do mesmo ano, o escritor foi internado nos Estados Unidos, onde mora desde 2005, para tratar de problemas respiratórios.
Saiba Mais
- Brasil Nudismo na barbearia? Dono de loja revela o motivo de apostar na "tendência"
- Brasil Covid-19: Primeira morte de 2022 em Tamboril foi de grávida que não se vacinou
- Brasil Morador flagra ‘cacho’ de cobra-verde no Rio Grande do Sul
- Brasil Média móvel de mortes por covid-19 volta a superar 300 óbitos após três meses
Bolsonarismo
Considerado, especialmente durante a campanha à presidência de 2018, como um dos “gurus” do presidente Jair Bolsonaro (PL), Olavo de Carvalho era constantemente elogiado pelo então candidato, e por parte da base governista. Após a eleição, contudo, Olavo virou alvo de críticas por parte de militares.
Um dos destaques da crise na relação com o bolsonarismo foi o adjetivo usado por Hamilton Mourão, em 2019, para definir Olavo: “astrólogo”. A alfinetada ocorreu logo após a postagem de um vídeo criticando os militares.
Em contrapartida, Olavo já declarou à jornalistas que "Mourão é um idiota".
*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.