Horas depois que a Anvisa aprovou a aplicação da CoronaVac em crianças, o estado de São Paulo deu início à imunização do público infantil com o fármaco produzido pelo Instituto Butantan. O pequeno Caetano de Jesus Martins Moreira, de nove anos, foi a primeira criança brasileira a receber a vacina.
"Eu tomei a vacina da gripe recentemente. É só uma picada", disse o garoto, em um evento simbólico realizado em uma escola estadual na capital paulista.
O governador João Doria (PSDB) prometeu vacinar todas as crianças do estado com a primeira dose em três semanas. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a capacidade diária de aplicação pode superar 250 mil atendimentos com adesão maciça da população e disponibilidade de doses.
Calendário
Atualmente, o calendário vacinal infantil do estado contempla apenas menores com comorbidades, quilombolas e indígenas, mas com as doses da vacina da Pfizer. A previsão do governo paulista é de que, até 10 de fevereiro, 850 mil crianças que se encaixam nesse grupo tomarão a primeira dose.
Mas, com a CoronaVac, o cronograma estadual de vacinação foi atualizado para aplicar também em crianças sem comorbidades. Paralelamente ao grupo prioritário, as prefeituras também poderão imunizar outras 3,4 milhões de crianças por faixa etária: de 20 a 30 de janeiro, será a vez das com idade entre 9 a 11 anos; entre 31 de janeiro e 10 de fevereiro, a campanha priorizará as de 5 a 8 anos. As crianças de 5 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais poderão receber a CoronaVac.
"É mais um momento histórico em defesa da ciência e da vida este início da vacinação com a Coronavac, a vacina do Butantan, de crianças de seis a 11 anos. Quero cumprimentar e agradecer à Anvisa pela postura em defesa da vida, da existência e do direito dos brasileiros de optarem pela vacina para sua proteção e de seus filhos", disse Doria.
São Paulo foi o primeiro estado do país a iniciar a vacinação infantil contra o coronavírus — no último dia 14, horas após receber doses pediátricas da Pfizer do Ministério da Saúde.
* Estagiária sob a supervisão de Fabio Grecchi
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.