Pandemia

Opas prevê que covid-19 ainda levará 'vários anos' para ser endêmica

Aldighieri disse que ainda é cedo para prever quando a atual onda de casos causado pela variante ômicron perderá fôlego nas Américas

Agência Estado
postado em 19/01/2022 15:56 / atualizado em 19/01/2022 15:56
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Gerente de incidentes na covid-19 da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Sylvain Aldighieri afirmou que a expectativa da entidade é que leve "vários anos" até a covid-19 se tornar uma doença endêmica. Questionado sobre o tema durante entrevista coletiva virtual, ele alertou que a Opas ainda prevê "ondas importantes" do vírus nas Américas.

Aldighieri disse que ainda é cedo para prever quando a atual onda de casos causado pela variante Ômicron perderá fôlego nas Américas.

Segundo ele, isso depende de questões como o respeito a medidas profiláticas, como o uso de máscaras.

Além disso, a Opas voltou a reforçar na coletiva a importância da vacinação para se reduzir a chance de quadros graves da doença.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.