Pela quarta vez só neste início de 2022, os casos de COVID-19 em Minas bateram mais um recorde da pandemia no boletim epidemiológico desta terça-feira (18/1). Pela primeira desde o início das contaminações pela doença, o estado registrou uma marca de novos casos nas últimas 24h superior a 20 mil: 20.810 casos. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta manhã.
O primeiro recorde de casos desde março de 2020, ocorreu no dia 12 de janeiro com 18.153 infectados. No dia seguinte, 14/1, o boletim registrou novo recorde, 18.910 casos. Na mesma semana, no sábado (15/1) os números tiveram mais uma alta e alcançaram mais um recorde com 19.153 infectados.
Conforme disse o secretário da saúde de Minas Gerais Fábio Baccheretti ,o alerta é total, principalmente com o risco de colapso dos profissionais de saúde, muitos contaminados e afastados do trabalho, e o crescimento de internações do público em geral.
As medidas de segurança e proteção seguem essenciais: máscara tampando boca de nariz, de boa qualidade, higienização das mãos e ficar longe de aglomerações
Em contrapartida, o número de mortes segue baixo no estado. No boletim desta terça foi confirmada uma morte pelo vírus. De acordo com especialistas, isto pode ser reflexo da vacinação em massa no estado.
De março de 2020 até hoje, o estado possui um total de 2.383.041 pessoas infectadas pelo coronavírus. No total, já são 56.833 os mortos pelo coronavírus em Minas.
Até o momento, 2.204.182 mineiros se recuperaram do COVID no estado, enquanto 122.026 seguem em acompanhamento, ou seja, casos confirmados de COVID-19 que não evoluíram para óbito, mas cuja condição clínica permanece sendo acompanhada, ou aguardando atualização pelos municípios.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Ricci
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.