Altas temperaturas

Gaúchos enfrentam calor histórico neste domingo

Pelo terceiro dia consecutivo, Porto Alegre foi a capital mais quente do país. Pelo menos nove municípios gaúchos registraram temperaturas na faixa dos 40ºC ou mais

Taísa Medeiros
postado em 16/01/2022 21:57
 (crédito: AFP/Damien Meyer)
(crédito: AFP/Damien Meyer)

Um calor histórico marcou este domingo (16/01) no estado gaúcho. Pelo menos em nove cidades, as temperaturas ficaram em 40ºC ou mais. A capital gaúcha, Porto Alegre, também teve recorde: hoje foi o dia mais quente na metrópole desde o início do verão. Os termômetros chegaram a 39,8ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso quer dizer que, pelo terceiro dia seguido, Porto Alegre foi a capital mais quente do país.

No interior do estado houve municípios que chegaram a marcar perto dos 43ºC. Porto Xavier, Alegrete e Lajeado registraram, respectivamente 42,7ºC, 40,5ºC e 42,4ºC. A semana chega com chuva em boa parte do Rio Grande do Sul. Mas isso não significa alívio: as temperaturas devem continuar altas na maioria das cidades gaúchas.

Segundo o Climatempo, a chuva deve ganhar força a partir de segunda (17/01), com a chegada e o avanço de uma nova frente fria pela Região Sul. A chuva e a possível queda nas temperaturas traz esperança para os agricultores gaúchos. A estiagem no Rio Grande do Sul fez com que 1 em cada 5 municípios gaúchos decretasse situação de emergência, totalizando 200 cidades com este quadro. As perdas no agronegócio do estado podem ultrapassar R$ 19,7 bilhões, segundo estudo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Feco-Agro).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação